A solenidade aconteceu dia 5 de maio de 2011, durante o Encontro Internacional ABADÁ-CAPOEIRA realizado de 05 a 07 de maio, na cidade de Uberlândia, com o apoio da UFU. A outorga do título foi realizada no anfiteatro do bloco 3Q, no Campus Santa Mônica, às 20 horas.
Em 2008 a Capoeira foi registrada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio imaterial da cultura brasileira. Conforme explica Guimes Rodrigues Filho, professor do Instituto de Química da UFU e coordenador do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros, o diploma representa o papel que a academia exerce no sentido de preservar esse patrimônio. “Como a Capoeira tem uma transmissão fundamentalmente oral, os mestres passam a ser as ‘bibliotecas’”, compara.
Guimes lembra que foi Mestre Camisa quem, à frente do grupo ABADÁ-CAPOEIRA, teve a participação mais expressiva na difusão da Capoeira Regional pelo mundo. Em 2003 a UFU também outorgou o título de Doutor Honoris Causa ao Mestre João Pequeno (João Pereira dos Santos), Mestre da outra matriz da Capoeira, a Capoeira Angola.
Não podem deixar de serem citados Mestre João Grande (João Oliveira dos Santos), que recebeu este título pela Universidade americana de Upsala, New Jersey, e o mais importante para a ABADÁ-CAPOEIRA, Mestre Bimba (Manoel dos Reis Machado) pela Universidade Federal da Bahia (Post mortem).
Aqui as fotos da entrega do Título de Doutro Honoris Causa e de cidadão Uberlandense
Nenhum comentário:
Postar um comentário