quarta-feira, 18 de maio de 2011

NA ARTE CAPOEIRA MESTRE CAMISA É DOUTOR

Foi entregue o título de Doutor Honoris Causa ao nosso Mestre Camisa, outorgado em 28 de maio de 2010 pelo Conselho Universitário da Universidade de Uberlândia. Indicado como personalidade eminente que contribui de modo relevante para o desenvolvimento da cultura afro – brasileira e detém valioso conhecimento sobre capoeira, Patrimônio Imaterial Brasileiro e se distingue por sua atuação cultural, social e educacional no Brasil e no exterior.
A solenidade aconteceu dia 5 de maio de 2011, durante o Encontro Internacional ABADÁ-CAPOEIRA realizado de 05 a 07 de maio, na cidade de Uberlândia, com o apoio da UFU. A outorga do título foi realizada no anfiteatro do bloco 3Q, no Campus Santa Mônica, às 20 horas.
Em 2008 a Capoeira foi registrada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio imaterial da cultura brasileira. Conforme explica Guimes Rodrigues Filho, professor do Instituto de Química da UFU e coordenador do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros, o diploma representa o papel que a academia exerce no sentido de preservar esse patrimônio. “Como a Capoeira tem uma transmissão fundamentalmente oral, os mestres passam a ser as ‘bibliotecas’”, compara.
Guimes lembra que foi Mestre Camisa quem, à frente do grupo ABADÁ-CAPOEIRA, teve a participação mais expressiva na difusão da Capoeira Regional pelo mundo. Em 2003 a UFU também outorgou o título de Doutor Honoris Causa ao Mestre João Pequeno (João Pereira dos Santos), Mestre da outra matriz da Capoeira, a Capoeira Angola.
Não podem deixar de serem citados Mestre João Grande (João Oliveira dos Santos), que recebeu este título pela Universidade americana de Upsala, New Jersey, e o mais importante para a ABADÁ-CAPOEIRA, Mestre Bimba (Manoel dos Reis Machado) pela Universidade Federal da Bahia (Post mortem).


Nenhum comentário:

Postar um comentário