segunda-feira, 13 de junho de 2011

Capoeira Instrumento de INCLUSÃO

   





                               É um tema no mínimo curioso .
Pois num movimento em que visam a inserção de pessoas com deficiência, como pode a Capoeira ser este instrumento, de maneira realmente relevante?
Pensar em um individuo que sua vida está pautada em privações e limitações, sejam elas: psicológicas, pedagógicas, motoras, sociais, emocionais, neurológicas, dentre outras, é levar em consideração que uma atividade só poderá atender estas expectativas tendo um contexto uma diversidade que oportunize contribuições para o desenvolvimento global do ser. É possível observar um movimento sobre a inclusão do deficiente em várias instâncias, inclusive em âmbito interncional destacam-se vários tratados e conferências na ânsia de chegar o mais próximo da inserção de todos .
Mas, de fato a inserção só acontecerá quando conseguirmos olhar para cada individuo com suas peculiariedades, POTENCIALIDADES e oportunizar o seu crescimento. A Capoeira que estabelece um paralelo muito estreito com a inclusão do ser, possibilita de forma sublime tal inserção justamente porque favorece o desenvolvimento daquilo o deficiente pode fazer, deixando para trás, mas bem pra trás a deficiência. Aqui entra, obviamente, o explorar do profissional com relação ao que propor? E o por quê? Este olhar possibilitará a construção de pontes entre o deficiente e o Saber, com objetivos e metodologias que contribua para o desenvolvimento BIONEUROPSCOMOTOR. Assim, mesmo sendo o trabalho mais difícil teremos inclusão de pessoas com relevância!













INSTRUTOR VERMELHO (MS)
Pedagogo, Teólogo e Especializado em Neuropsicopedagogia .